Dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a presidente da Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar (CDEP) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba (OAB-PB) e integrante do Comitê Gestor do Observatório de Candidaturas Femininas na Paraíba – Eleições 2020, Adriana Rodrigues, proferiu palestra sobre ‘A Mulher na Política e na Sociedade”, para alunos do Programa de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria José de Miranda Burity, no Poço em Cabedelo, na última segunda-feira (9), à noite.
A palestra faz parte de uma programação especial que está sendo realizada pela instituição de ensino para celebrar o mês dedicado as mulheres com a discussão de temas relacionados aos direitos e garantias da Mulher na sociedade.
Na oportunidade a advogada apresentou o trabalho que vem sendo realizado pela OAB-PB, por meio do Observatório de Candidaturas Femininas na Paraíba para estimular a participação das mulheres nas eleições municipais deste ano e o cumprimento da cota de 30% de gêneros, que acaba sendo destinada as candidatas. Além da necessidade de ampliar o número de mulheres nos espaços de Poderes, que atualmente é mínimo, não chega a 20%, e também de combater a utilização de candidaturas femininas apenas para cumprir tabela e fechar a chapa que será inscrita para disputa eleitoral.
Adriana também apresentou os alunos os critérios básicos que devem ser seguidos por quem quer se candidatar a um cargo eletivo as eleições deste ano, os prazos eleitorais e a necessidade de participação ativa das mulheres nas disputas eleitorais e de romper o mito de que política é coisa de homem e convidou os alunos e alunas para participarem do curso de formação política que será promovido pela OAB-PB. “Na realidade o que dificulta a participação da mulher na política é algo cultural, que aos poucos está sendo rompido, não só com amplas campanhas de conscientização, mas também com fiscalização e o estímulo permanente a essa participação de forma efetiva nas eleições”, declarou.
O convite ao Comitê Gestor do Observatório foi formulado pela supervisora da Escola, a professora mestre Glória Leite, e pelos gestores Eduardo, Karol e Robson.
コメント