Com o objetivo de promover a formação e o engajamento das mulheres na política, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através do Observatório de Candidaturas Femininas na Paraíba, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA-PB) e com o Ministério Público Eleitoral, realizou, nesta quarta-feira (11), curso de Formação Política para Mulheres – Eleições 2020.
De acordo com a presidente da Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar da OAB-PB, Adriana Rodrigues, “a ação buscou estimular a participação da mulher nas eleições deste ano. E Por meio desta e de outras ações, a OAB-PB pretende garantir a valorização da mulher em todas as instâncias, e especialmente nos espaços do Poder Político”, destacou.
Adriana também ressalta que “outro objetivo foi treinar e formar as mulheres que pretendem ser candidatas a vereadoras, prefeitas e vice-prefeita, assim como as lideranças locais, mulheres simpatizantes e as engajadas na política, para a disputa eleitoral deste ano.”
Ainda de acordo com a presidente da Comissão, o evento também visou buscar fomentar a discussão sobre o todo o processo de campanha das candidatas, além da relevância social da presença da mulher na política.
“Com o foco voltado para a formação das mulheres quanto aos requisitos para concorrer ao pleito, com embasamento nos aspectos jurídicos e o empoderamento feminino em campanhas eleitorais”, concluiu.
Já a secretária geral adjunta da OAB-PB, Carol Lopes, falou da importância da representatividade da mulher na política.
“Temos hoje uma sub representatividade, onde a mulher ocupa na política 12% dos cargos. É um número ainda muito pequeno que precisa ser mudado.”
Comments