top of page

OAB-PB promove seminário e referenda apoio a luta em prol da defesa do direito animal na Paraíba


A Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e o Núcleo de Justiça Animal (NEJA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizaram, nesta segunda-feira (11), em parceria com o Projeto Zoopolis, o VI Seminário Paraibano de Direito Animal.


O evento, que aconteceu no auditório da Reitoria do Campus I da UFPB, nos turnos da manhã e tarde, foi direcionado a advogados, promotores de justiça, magistrados, docentes, graduandos, pós-graduandos, profissionais do âmbito jurídico, além da sociedade em geral.


O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, que participou da abertura do evento, referendou o comprometimento da Ordem com a busca e luta em prol da defesa e proteção do direito animal e ambiental. “O tema central: Avanços da Luta Animalista, foi debatido por renomados palestrantes e especialistas, proporcionando uma análise profunda e multidisciplinar das conquistas alcançadas até o momento e das perspectivas futuras”, observou.



O presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-PB, Talden Farias, destacou que o intuito do seminário foi discutir os principais problemas de animais, de maus tratos, de crueldade, de abandono, animais domésticos, problemas relacionados a animais silvestres, que são afetados, por exemplo, por empreendimentos de energia eólica no sertão da Paraíba.


“No meu caso, eu falei sobre o sofrimento animal como um espetáculo, citando a questão da caça da baleia, que ocorria em Lucena, e em Cabedelo. Houve várias falas interessantes sobre a atuação do Ministério Público na proteção dos animais, na atuação dos órgãos administrativos, como secretarias municipais e estaduais de Meio Ambiente, e do Ibama, também na proteção dos animais”, disse.


Talden Farias lembrou que a OAB, por sugestão da Comissão do Direito Ambiental, promoveu no ano passado uma campanha de não usar fogos para não estressar os animais e idosos.



51 visualizações
bottom of page