OAB-PB passa por treinamento para implantação do INSS Digital
- OAB-PB
- 14 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Advogados e funcionários da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), participaram de treinamento, nesta quarta-feira (14), para a utilização de um projeto inovador do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que garantirá o atendimento mais rápido em todos os municípios do Estado.
Trata-se do “INSS Digital”, que dispensa o cidadão de comparecer a uma agência para requerer benefícios. O projeto piloto também permitirá quw os advogados paraibanos tenham acesso aos processos administrativos do INSS via internet. O convênio entre a OAB-PB e o INSS para facilitar a atuação dos advogados paraibanos foi assinado no início do último mês de maio.
O presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-PB, Allyson Fortuna, que participou do treinamento, explicou que o cadastramento dos advogados no sistema acontecerá somente após capacitação dos servidores do INSS. “A partir daí serão criados pólos digitais para que os advogados sejam cadastrados”, completou.
Também representaram a OAB-PB o ouvidor geral da Instituição, Wilson Moraes, e o coordenador de Tecnologia de Informação (TI),Thiago Monnay.
“O INSS Digital é mais uma ferramenta on-line que a OAB-PB disponibilizará aos advogados, através de sua parceria com o INSS, visando criar benefícios a classe advocatícia por meio do avanço tecnológico”, comentou Monay.
O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, ressalta que o “INSS Digital” vai proporcionar aos advogados previdenciaristas paraibanos melhorias consideráveis nas suas atividades diárias.
“Esse projeto piloto é de extrema importância para todos os advogados, como também, para todos os cidadãos brasileiros que procuram o INSS por meio de um advogado visando aposentaria, pensão, revisão da pensão, ou seja, todos àqueles processos que o advogado tinha que ir até a agência do INSS e, que não necessitará mais de deslocamento físico”, frisou.
“O advogado poderá vir na OAB da Paraíba, acessar um terminal e ter eletronicamente acesso a todos esses documentos no sistema cadastral do segurado, para que o possa requerer em nome dele, administrativamente e judicialmente. Isso facilitará as condições de trabalho para o profissional da advocacia e, consequentemente, para todo cidadão que necessite dos serviços prestados pelo Instituto”, acrescentou Paulo Maia.
Já o ouvidor Wilson Moraes lembra que “o projeto é pioneiro no Brasil e facilitará sobremaneira o acesso dos cidadãos ao INSS”. “O sistema permitirá que o advogado possa fazer qualquer requerimento do seu próprio escritório, podendo autenticar os documentos e juntar no processo”, declarou.
Comments