A presidente da Comissão de Combate à Violência e Impunidade contra a Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Katiele Marques, participou, nessa terça-feira (14), em Recife (PE), da inauguração do Núcleo de Acessibilidade e Direitos Humanos do Instituto Maria da Penha, que funcionará na Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco (FCHPE – SOPECE).
Além de Katiele Marques, a mesa de coordenação dos trabalhados de criação do Núcleo foi composta pela professora doutora Regina Célia Barbosa (Diretora Executiva do IMP), Karinny Oliveira (Defensora da Cidadania do IMP), Hugo Raffael Andrade (Articulador Social do IMP), professor Alisson (Coordenador do Curso de Direito da SOPECE), entre outros.
Katiele Marques destaca que os núcleos são extensões do Instituto Maria da Penha em universidades trabalhando com alunos, principalmente do curso de Direito, que tem acesso a realidade de processos e situações que geram esses processos de acessibilidade e Direitos Humanos referentes à violência contra mulheres, sobretudo negras e de baixa renda.
“A violência contra a mulher não tem classe, mas os núcleos fazem com que os estudantes tenham um primeiro contato com a realidade, com recortes racial, geracional e social. Os núcleos também fazem com que os cursos de Direito deixem de ser tão técnicos, para trazer humanização dos ciclos de violência que permeiam as temáticas de gênero, racial, geracional e social”, afirmou.
Comments