OAB-PB inicia II Conferência Estadual da Mulher Advogada

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através das Comissões da Mulher Advogada e de Combate à Violência e Impunidade Contra a Mulher, iniciou, na manhã desta terça-feira (30), a II Conferência Estadual da Mulher Advogada. Este ano, devido aos protocolos de segurança para prevenção ao contágio do Coronavírus (Covid-19), o evento será totalmente digital, transmitido de forma online. O evento será encerrado na tarde desta quarta-feira (31).

O evento intitulado “Liberdade, Igualdade e Sororidade: um olhar para o futuro”, tem como objetivo a reflexão sobre a atuação das mulheres na advocacia, e a possibilidade de encontrar formas de promoção da advocacia feminina através de um diálogo a respeito do espaço da mulher na carreira jurídica.

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, ressaltou que é necessário construir um caminho de uma sociedade não de iguais mais de igualdade, e que é preciso que exista unidade na diversidade.

“Essa II Conferência Estadual da Mulher Advogada, vai exigir de nós o seguinte questionamento: o que nós estamos fazendo de fato para transformar o mundo em um melhor lugar para se viver, com menos preconceito, seja de que natureza for, seja por menos exclusão, por mais igualdade de todos os seres humanos. Precisamos compreender que aquilo que nos exterioriza apenas nos identifica mas não nos torna melhores ou piores do que ninguém”, destacou.

Já a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, Mônica Lemos, falou da alegria pela realização da Conferência.

“É com grande alegria no coração e com bastante pesar pela situação que estamos vivendo, que nós iniciamos esse momento, onde tocamos o barco adiante, nos restou à incumbência da nobre missão de seguirmos em frete. Pessoas estão esperando as nossas vozes, as nossas atitudes, ações concretas”, pontuou.

A presidente da Comissão de Combate à violência e impunidade contra a mulher da OAB-PB, Izabelle Ramalho, falou que apesar dos problemas enfrentados, a OAB-PB dialogou com mulheres advogadas de toda Paraíba.

“É uma alegria inesgotável esse momento apesar de tudo que estamos passando, de tudo que estamos enfrentado ao logo de todo esse ultimo ano, passa em mim nesse momento um filme na minha cabeça, várias lembranças de uma trajetória que nós nos propusermos a traçar. desde a I Conferência Estadual da Mulher Advogada. Apesar de todos os obstáculos enfrentados, inclusive, o da pandemia da Covid-19, nós conseguimos debater com advogadas do litoral ao Sertão”, afirmou.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, ressaltou o papel fundamental da OAB-PB na sociedade.

“No quesito que se refere às mulheres, a OAB-PB tem tido uma conduta exemplar, porque não deixa de participar e de dar a sua contribuição tanto no enfrentamento da violência quanto na construção de politicas que beneficiam as mulheres. Trago nosso reconhecimento, nossa gratidão por podermos sempre contar com a OAB em tudo aquilo em que a convidamos, sempre trazendo uma contribuição da maior relevância”, pontuou.

Por sua vez, o Diretor Tesoureiro CFOAB, José Augusto Noronha destacou que atualmente o número de homens e mulheres na advocacia é praticamente o mesmo.

“A realidade de hoje da nossa advocacia, é que nós temos 603 mil mulheres e 605 mil homens, não existe mais diferença numérica entre homens e mulheres no sistema OAB, e digo efetivamente que este ano nós teremos em números absolutos mais mulheres do que homens. É com muito prazer que representando o Conselho Federal, participo dessa mudança de paradigma, onde a mulher advogada atingiu seu protagonismo, pela sua luta, sua competência e que nós tenhamos em breve uma advocacia que seja formada igualitariamente por homens e mulheres”, afirmou.

Participaram da solenidade de abertura o presidente da OAB-PB, Paulo Maia; o Diretor Tesoureiro CFOAB, José Augusto Noronha; o presidente da OAB de Roraima (OAB-RR), Ednaldo Vidal; o vice-presidente da OAB-PB, João de Deus; secretária geral adjunta da OAB-PB, Carol Lopes; a diretora tesoureira da OAB-PB, Leilane Soares; a conselheira federal pela Paraíba, Marina Gadelha; a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges; o diretor geral da ESA-PB, Diego Cabral; a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, representando o Governador da Paraíba, Lídia Moura; a presidente da Comissão da Mulher Advogada OAB-PB, Mônica Lemos; a coordenadora da Rede Sororidade, Francisca Leite; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB do Acre (OAB-AC), Isnailda Gondim; a Conselheira Seccional e coordenadora Sororidade, Eliana Albuquerque; o Conselheiro Seccional, Felipe Figueiredo; o Conselheiro Seccional, coordenador adjunto das Comissões, Allyson Fortuna; a presidente da Subseção de Sousa, Adelia Formiga; o presidente da Subseção de Princesa Isabel, Manoel Arnóbio, a secretária adjunta da subseção do Vale do Piancó, Jailma Alves de Sousa; a presidente da Comissão de Combate à violência e impunidade contra a mulher da OAB-PB, Izabelle Ramalho; a presidente da Comissão dos Direitos daCcriança e do Adolescente da OAB-PB, Michelli Ferrari, a presidente da Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar da OAB-PB, Adriana Rodrigues e a presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-PB, Janny Milanes.

Palestra de abertura

A palestra de abertura, que abriu os debates da II Conferência Estadual da Mulher Advogada, com o tema: Desafios para efetividade dos direitos das mulheres foi comandada pela presidenta da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB Nacional, Daniela Borges.

“Vamos sonhar com o dia em que as mulheres tenham os mesmos direitos e as mesmas oportunidades de estarem nos espaços sem precisar fazer muito mais do que os homens. Estamos em um lugar de muitos desafios, mas que possamos de maõs dadas irmos construindo esse futuro diferente, dando a nossa contribuição para que as gerações futuras possam usufruir de mais conquistas”, disse Daniela Borges.