top of page

OAB-PB encerra sabatina com os candidatos ao Senado Federal

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), encerrou, nesta sexta-feira (28), a rodada de sabatinas com os candidatos ao cargo de senador da Paraíba nas eleições estaduais deste ano. As sabatinas foram realizadas no auditório do 6º andar do prédio sede da OAB-PB, localizado na rua Rodrigues de Aquino, centro de João Pessoa (PB).

Na última segunda-feira (24) foram sabatinados Luiz Couto (PT), Daniella Ribeiro (PP) e Nelson Junior (PSOL). Já nesta sexta-feira (28), os sabatinados foram Veneziano Vital do Rego (PSB), Cássio Cunha Lima, Nivaldo Mangueira (PSOL) e Roberto Paulino (MDB).

A presidente da Comissão da Justiça Eleitoral da OAB-PB, Adriana Rodrigues, afirma que objetivo da Ordem com as sabatinas foi conhecer um pouco de cada um dos candidatos e suas principais propostas para o Estado e para advogados no Senado Federal, além de apresentar as reivindicações da advocacia, a exemplo da manutenção do Exame de Ordem, porte de armas para advogados, entre outros temas.

Após a sabatina, o candidato Luiz Couto analisou de forma positiva o evento. “O debate é sempre importante, foram questões objetivas ligadas a sociedade e a própria ordem, onde assumimos o compromisso de lutar pelas prerrogativas da advocacia e pela Defensoria Publica. A OAB como defensora dos direitos fundamentais, direitos políticos, individuais e coletivos tem uma atribuição muito importante em fazer esse debate e cobrar dos que querem exercer a função de servidor público”, frisou.

Nelson Junior enfatizou a importância de discutir temas relacionados diretamente a advocacia, a exemplo do piso nacional dos advogados, exame de ordem e valorização das prerrogativas da classe. “Foi muito importante também discutir com o mundo jurídico, com os advogados paraibanos e ver como eles estão vendo a realidade do nosso estado e do Brasil. Quero parabenizar a OAB pela iniciativa”, sustentou.

Daniella Ribeiro, por sua vez, disse ser fundamental o debate para tornar públicas as propostas dos candidatos, saber o que eles pensam em levar para o Senado Federal. “O debate foi muito proveitoso, sobretudo pela aproximação do diálogo com a OAB, com perguntas muito importantes para a advocacia, a Justiça e o cidadão”, afirmou.

Nesta sexta, Veneziano parabenizou a OAB-PB por nunca ter se furtado de seu papel. De participar das discussões em nível nacional e estadual, não só apenas no período de eleições. O candidato disse também que se estiver no Senado irá defender as prerrogativas dos advogados, que tem papel muito importante para a democracia.

Cássio Cunha Lima disse que os temas debatidos no evento são de extrema importância para a advocacia e a sociedade em geral. “Os advogados são essências na vida social e para o funcionamento da Justiça. É importante esse tipo de encontro para termos o compromisso dos candidatos, não apenas para a classe, mas para toda a sociedade”, afirmou.

Nivaldo Mangueira, por sua vez, disse que a sabatina alerta para a importância da presença dos advogados no Congresso Nacional. “Isso me deu oportunidade para expressar minhas ideias para participação no Congresso Nacional e também de apresentar minhas propostas para o desenvolvimento, de energias renováveis e outras medidas. Parabéns a OAB-PB por essa realização”, declarou.

Os debates foram encerrados com o candidato Roberto Paulino, que ressaltou os temas do debate, segundo ele, extremamente atuais. “Sempre vou estar em defesa dos advogados, da OAB e do meu estado. No fortalecimento da segurança pública. Gostei do evento, com certeza levarei o que aprendi hoje para o meu mandato”, destacou.

No final das sabatinas os candidatos assinaram um protocolo de intenções, a partir das reivindicações apresentadas pela OAB-PB, referentes às atribuições dos parlamentares no Senado Federal.

0 visualização

Comments


bottom of page