A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da Subseção da OAB de Patos; das Comissões da Mulher Advogada, e de Combate à Violência e Impunidade contra a Mulher, e da Rede de Sororidade, realizou, na quinta-feira (16) e sexta-feira (17), a III Conferência Estadual da Mulher Advogada, em Patos (PB). O evento intitulado “Protagonistas da história” foi realizado na UNIFIP. Confira fotos do evento clicando AQUI
A conferência foi aberta pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino e contou com participação da vice-presidente da OAB-PB, Rafaella Brandão; da secretária-geral Adjunta, Larissa Bonates; da conselheira federal, Rebeca Sodré; da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Nacional, Cristiane Damasceno; do presidente da Subseção da OAB de Patos, Fred Igor; da vice-presidente da Subseção, Gislene Maciel; da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, Izabelle Ramalho; da coordenadora da Rede Sororidade, Janaina Nunes; e da presidente da Comissão de Combate e Impunidade contra a Mulher, Ana Beatriz Eufrazino.
Também compuseram a mesa da solenidade o diretor geral da Escola Superior da Advocacia (ESA), Diego Cabral; a secretária de Políticas para Mulher da prefeitura de Patos, Brigida Emanuele; a presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade da OAB e coordenadora do evento, Silvia Cerqueira; a secretária-geral da CAA-PB, Alana Gisele; a advogada Mônica Cavalcanti, representando o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-PB; a secretária da ; e o coordenador do Curso de Direito da UNIFIP, Ramonilson Alves, representando o reitor João Leuson.
O evento, realizado pela primeira vez no sertão do estado, foi pensado por mulheres, que teve também como objetivo atrair os homens para fomentar a construção e a colocação da mulher em todos os níveis de poder e em todas as pautas de relevância. Na quinta-feira, a conferência de abertura foi comandada pelas advogadas Cristiane Damasceno e Silvia Cerqueira.
O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destaca que a Conferência tem como objetivo a reflexão sobre a atuação das mulheres na advocacia e a possibilidade de encontrar formas de promoção da advocacia feminina, através de um diálogo a respeito do espaço da mulher na carreira jurídica.
“A OAB-PB busca dar a devida visibilidade a companheira mulher, respeitando o seu espaço e garantido seu direito de participação. Não faz por favor, nem por benesse, mas faz por Direito”, ratificou Harrison Targino.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, Izabelle Ramalho, afirmou que o evento é histórico para a advocacia paraibana, pois é a primeira conferência da mulher realizada para além da capital João Pessoa, no Sertão paraibano, na cidade de Patos. “A gente vai concretizando esse projeto de interiorização, que vem desde a Comissão Nacional, a comissão estadual e as locais, das Subseções. Então, é um momento de fortalecimento e protagonismo da advocacia feminina”, declarou.
Izabelle Ramalho também ressaltou que com a participação e contribuição das advogadas de todo o estado, a Conferência permitiu aprofundar debates e reflexões nos mais variados temas atinentes à pauta feminina, que foram desenvolvidos nos sete painéis e seis grupos de trabalhos.
"Foi a partir de todas essas discussões e das propostas delas resultantes, ao longo dos dois dias intensos de trabalho, que pudemos construir a Carta da III Conferência da Mulher Advogada, entregue ao presidente Harrison Targino, e por ele chancelada, na solenidade de encerramento. Essa Conferência marca mais um capítulo da história da advocacia feminina paraibana, fruto de uma construção coletiva, de mulheres advogadas que seguem protagonizando suas histórias e lutando por uma sociedade efetivamente justa, fraterna e igualitária para todas", pontuou Izabelle Ramalho.
No final do evento foi divulgada uma Carta com as deliberações da Conferência em prol da advocacia feminina. Veja o documento clicando AQUI
Comments