A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), encerrou, no final da tarde desta sexta (11), a II Conferência Estadual de Direitos Humanos, e divulgou a Carta de João Pessoa. Este ano, devido aos protocolos de segurança para prevenção ao contágio do novo Coronavírus (Covid-19), o evento foi totalmente digital, transmitido de forma online, e teve como tema central: “Democracia, Dignidade e Justiça Social no Brasil”.
Na carta, os advogados e advogadas, reafirmam o compromisso de estarem de mentes e corações abertos para enxergarem o próximo em toda a sua completude, tendo consciência de que conhecer não é se engajar e respeitar não é concordar.
Afirmam que a Comissão de Direitos Humanos trabalha pautada na certeza de que, independente de posicionamento político, orientação sexual, identidade de gênero ou crença religiosa, todos, absolutamente todos, são livres para, com dignidade e autonomia, escolher o melhor caminho a percorrer.
A carta também ressalta que a importância da Conferência foi demonstrada através da diversidade de temas apresentados nesses dois dias. Múltiplas vozes entraram em diálogo com um objetivo em comum, dialogar sobre: respeito, inclusão, representatividade.
Nesses dois dias de Conferência não foram debatidas apenas ideias, foram compartilhados sonhos de uma sociedade mais justa e igualitária, comemorando os 72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Por fim, a carta encerra-se com a canção Prelúdio de Raul Seixas, que diz: “sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade.”
A Comissão da carta foi composta pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia; João de Deus (vice-presidente), Felipe Mendonça (secretário geral), Carol Lopes (secretária adjunta) e Laryssa Almeida (tesoureira); Leilane Soares de Lima (presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB e Coordenadora Científica da II Conferência Estadual de Direitos Humanos), e os coordenadores da Carta da II Conferência Estadual de Direitos Humanos da OAB-PB: Tereza Aline de Almeida Ramalho Brunet , Andréa Luiza Coelho Nunes, Ítala Viana de Carvalho, Klêrysthon de Andrade de Carolino , e Valter Henrique Pereira Júnior.
Confira o documento na íntegra clicando AQUI
Comments