OAB-PB e CAA inauguram Sala da Advocacia e Parlatório no presídio Serrotão em Campina Grande
- cristianoteixeira76
- 15 de set. de 2021
- 2 min de leitura

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB), inauguraram, nesta quarta-feira (15), a Sala da Advocacia e Parlatório na Penitenciária de Regional Raimundo Asfora (Serrotão) em Campina Grande. O evento foi comandado pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia, que ressaltou a importância dos dois equipamentos para o trabalho dos advogados e advogadas paraibanas.
“A OAB-PB tem por obrigação proporcionar espaços de dignidade para os advogados, que vai para além da pessoa do advogado, é o respeito que se tem ao direito de defesa, pois no futuro qualquer cidadão pode precisar de um advogado. Então, esse direito de defesa é tão importante e fundamental quanto o direito de liberdade, de ir e vir e existir”, afirmou.

Paulo Maia acrescentou que a Sala e os Parlatório reforçam a valorização da advocacia, que é reconhecida pela Constituição. “Repito, são importantes ferramentas de valorização da advocacia e dignidade do seu trabalho. O Parlatório assegura que os advogados e advogadas possam se comunicar de maneira digna com o seu cliente, com apenado, de maneira a preservar o sigilo da comunicação”, ratificou.
O vice-presidente da Comissão de Justiça Criminal da OAB-PB, Lázaro Costa, afirmou que o espaços trazem conforto e segurança para apenados e advogados que militam na seara criminal. “Esses equipamentos só ajudam a melhorar nosso trabalho e fortalecer a advocacia”, afirmou.

O tesoureiro da CAA-PB, Ronaldo Xavier, ressaltou que os ambientes inaugurados pela OAB-PB e pela Caixa de Assistência engrandecem a advocacia. “Ao olhar para uma sala como esta a gente vê o contraste de como era no passado. Isso não representa apenas conforto, mas é uma questão de dignidade para viabilizar o exercício da profissão. Então, esses espaços facilitam nosso trabalho, valorizam a advocacia e representam um avanço da atual gestão”, declarou.
Ronaldo Xavier também parabenizou o presidente da CAA-PB, Assis Almeida, pelo apoio que a Caixa tem dado a OAB-PB para efetivar a instalação das salas da advocacia e parlatórios nos presídios paraibanos. “Assis Almeida tem sido sempre sensível a essas questões e dado total apoio a essas realizações. A Caixa está andando de mãos dadas com a OAB Paraíba para que ações como estas de fato sejam possíveis”, finalizou.

Já o diretor do Serrotão, Lenieferson Sucupira Meira Filho, afirmou que a secretaria estadual de Administração Penitenciária (SEAP) que sempre a disposição para realizar parcerias para facilitar o trabalho dos advogados, agentes penitenciários e, consequentemente, em prol do apenados. “O sistema penitenciário está sempre aberto para trabalhar junto com a OAB-PB”, disse.
Comments