A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), assinou, na última quarta-feira (11), em Campina Grande, convênio de Cooperação Interinstitucional com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a Secretaria de Segurança e Defesa Social e a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana do Estado da Paraíba, para a implementação de políticas públicas de enfrentamento ao Feminicídio, por meio de ações de pesquisa e de extensão, no âmbito do Observatório do Feminicídio da UEPB.
A assinatura ocorreu no “Seminário Integrador: Feminicídio em Foco”, promovido pela UEPB, sendo a OAB-PB representada pela presidente da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher, Izabelle Ramalho, que proferiu palestra sobre a temática do Feminicídio.
“A OAB da Paraiba vem marcando sua posição no enfrentamento da violência contra a mulher por suas Comissões de Combate à Violência e Impunidade Contra a Mulher, essa desde 2016, e a da Mulher advogada, ampliando seu olhar e raio de ação com a criação da rede de sororidade, neste ano de 2019, e associando-se às demais entidades integrantes do sistema estadual de combate à violência contra a mulher”, afirmou o presidente da OAB-PB, Paulo Maia.
De acordo com Izabellye Ramalho, “através das pesquisas realizadas pelo Observatório em todo o Estado, será possível coletar dados dos casos, identificando características de vítimas e agressores, com o fim de compreender a problemática com maior especificidade e, assim, pode desenvolver as políticas públicas necessárias dentro da realidade identificada – além de servir como fonte para toda a sociedade, especialmente para pesquisadores(as) que desenvolvam estudos acadêmicos na temática”, destacou.
Na ocasião, também foi lançado o portal do Observatório (http://observatoriodofeminicidio.uepb.edu.br). A plataforma já dispõe dos dados coletados até então pelo Observatório.
Comments