top of page

Equidade de Gênero: OAB-PB participa de projeto de combate à violência nas escolas da rede estadual de ensino




A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), por meio da Comissão da Mulher Advogada, participa do projeto: "Prevenindo a violência: o protagonismo juvenil na equidade de gênero nas escolas da rede estadual de ensino". O projeto é realizado em parceria com a secretaria estadual da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH) e a Delegacia da Mulher (DEAM).

 

As ações do projeto acontecem em escolas estaduais das 14ª Gerencia Regional de Educação e consistem em uma série de palestras com a participação de estudantes e corpo docente das escolas, entre os meses de março e abril. 

 

Nesta segunda-feira (04) foram realizadas palestras na escola ECIT Raul Machado, no bairro Ilha do Bispo, em João Pessoa, pela advogada Yashmin Cuesta, representando a Comissão da Mulher Advogada  da OAB-PB; Kaliandra Oliveira  Andrade, representando a SEMDH; a delegada Vivianne Cavalcante, delegada da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher.

 

“Esse projeto, fruto da parceria da OAB, com a SEMDH e a DEAM  tem uma grande relevância social, ainda mais por ser em uma escola, em uma área onde já teve casos de feminicídios, onde já teve denúncias de violência doméstica. Então, aquelas pessoas, aquelas crianças, funcionárias, professores, estavam ali com os ouvidos atentos, muito dispostos. Muitos interagiram com a gente no momento da palestra, tiraram dúvidas”, declarou Yashmin Cuesta.

 

“A gente ofereceu uma sala após a palestra, para quem quisesse, se sentisse à vontade, relatar ou denunciar algum abuso. A doutora Viviane, da Delegacia da Mulher, estava lá para ouvir essas pessoas e assim foi feito”, acrescentou a advogada.

 



No período da tarde, a advogada Nadja de Novaes, da Comissão da Mulher Advogada, ministrou palestra na escola na ECIT João da Mata Cavalcanti de Albuquerque, na cidade de Mamanguape. Também participaram da ação Kaliandra Oliveira de Andrade, representando SEMDA; o psicólogo  e policial civil da DEAM, Jonathan Coimbra; e Milena Correia da Gerência Executiva e Inclusão do Estado.

 

“O Projeto Prevenindo a Violência: O protagonismo Juvenil na Equidade de gênero nas escolas da rede estadual de ensino vem trazendo esclarecimentos, tirando dúvidas. Na palestra de hoje abordamos temas sobre o surgimento da Lei Maria da Penha, tipos de violência, meios de prevenção, medida protetiva, impactos da violência na vida da mulher, como buscar ajuda. Os alunos interagiram bastante, fizeram várias perguntas e obtiveram respostas”, destacou a advogada Nadja de Novaes.

 

 

 

 

Comments


bottom of page