O Conselho Federal da OAB (CFOAB) realizou, nesta sexta-feira (25), a última sessão do ano de 2022. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e os conselheiros federais Paulo Maia, Rebeca Sodré e Rodrigo Toscano; participaram da reuniu, realizada na sede do CFOAB, em Brasília (DF).
O coordenador de Interiorização da OAB Nacional, o advogado paraibano João de Deus Quirino Filho, também participou do evento.
Harrison Targino destaca que na sessão foram tratadas questões de grande relevância para a advocacia brasileira, a exemplo da reafirmação do compromisso da OAB com o Estado Democrático de Direito e com a legitimidade do processo eleitoral.
“Além disso, foi assinado um protocolo de intenções com vistas a parcerias com a Associação dos Magistrados Brasileiros para participação da Ordem na Campanha Sinal Vermelho, que visa prevenir e combater a violência contra a mulher; e celebrado acordo de cooperação com Ordem dos Advogados Portugueses para estreitar laços históricos e culturais entre juristas dos dois países lusófonos”, acrescentou.
A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Arantes, que é oriunda do Quinto Constitucional, também esteve na sessão do CFOAB, sendo exemplo da boa relação do Judiciário com a advocacia.
Primeira Advogada Brasileira
O Conselho Pleno da OAB Nacional também reconheceu, na manhã desta sexta-feira, Esperança Garcia como a primeira advogada brasileira. Ela foi uma mulher negra escravizada que lutou contra a situação a qual ela e outras pessoas foram submetidas. O presidente Beto Simonetti comunicou aos presentes que a direção nacional aprovou o reconhecimento e a construção de um busto em homenagem a ela a ser colocado na sede do Conselho Federal.
コメント