Comissão da OAB-PB participa do II Encontro de Liberdade Religiosa em Recife
- OAB-PB
- 26 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
A Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), participou, nesse domingo (25), no Recife, do II Encontro de Liberdade Religiosa. O evento foi promovido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Estaca Jardim São Paulo e contou com o apoio das Comissões de Direito e Liberdade Religiosa das Seccionais de Pernambuco e da Paraíba.
Além das presenças dos presidentes das comissões da OAB-PE e OAB-PB, Jonas Moreno e Franklin Soares, respectivamente, a edição 2019 do evento contou com a presença dos palestrantes Frei Ruan, Bispo da Igreja Católica Tradicionalista do Brasil; Murilo Guimarães, advogado, e representante da linhagem Drukpa do Budismo Himalaico; e Paulo de Tarso, advogado, e Diretor para Assuntos Públicos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; além de representantes da Federação Kardecista de Pernambuco, da Igreja Católica, e da Igreja Presbiteriana.
Sob o tema direito e liberdade religiosa, os palestrantes ressaltaram a importância do direito como ferramenta de promoção da garantia constitucional à liberdade à culto ao lado de um debate filosófico com vistas à confraternização universal entre os povos de diferentes credos.
“Caso as comissões de direito e liberdade religiosa tivessem um patrono, sem dúvida seria o poeta persa Rumi, muçulmano sufista do século XIII, que disse ‘em todas as religiões existe amor, mas o amor não é exclusivo de nenhuma religião’. Esta frase sintetiza o espírito fraterno que permeia todas as religiões”, pontou Franklin Soares.
Franklin também ressaltou que consolidado o evento na cidade do Recife, a meta da parceria firmada entre as duas Seccionais é reunir esforços com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de diversas cidades do Brasil para replicar o evento, tornando o debate interreligioso um meio popular de enfrentamento ao preconceito entre credos.
Commentaires