Comissão da OAB-PB participa de evento promovido pela Loja Maçônica 09 de Dezembro



A Comissão de Direito e Liberdade Religiosa (COLIRE-PB) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), participou, no dia 09 de novembro, da III Palestra Liberdade e Diversidade Religiosa realizada pelo Grande Oriente da Paraíba, na Loja Maçônica 09 de Dezembro, em parceria com o Fórum de Diversidade Religiosa da Paraíba.

Representada por seu Vice Presidente, Tarcísio Feitosa, e por seu secretário-geral, Bruno Ricardo, a Comissão participou do evento onde foi compartilhado o conhecimento e a experiência religiosa de cada expressão religiosa presente. Foram abordados temas como a experiência cotidiana de cada fé, o desconhecimento e preconceito que levam a episódios de intolerância e a construção do diálogo inter-religioso.

“Saltou-me a atenção a oportunidade que foi dada a cada representante das religiões ali presentes para falar, cada um, das características distintivas de suas crenças, ao mesmo tempo em que todos pautaram a importância do respeito mútuo e da união em prol do respeito à liberdade para que todos possam professar e viver sua fé. Isto mostra que o diálogo e o conhecimento do diferente abre o entendimento de que todos são sujeitos de direito e, portanto, merecem ter salvaguardada sua religiosidade, e lastreado na consideração e empatia, podemos ter uma sociedade unida e plural.” salientou Tarcício Feitosa.

Para o Secretário Geral, Bruno Ricardo, “um evento como esse mostra a possibilidade do diálogo religioso, e não apenas internamente, dentro dos grupos de interesse, mas também com a sociedade civil. As liberdades de crença e de consciência estão entre as mais caras aos indivíduos, por afetar profundamente cada um e ser capaz de ditar as pequenas e as grandes decisões de suas vidas. Por outro lado, a vida em sociedade demanda o diálogo com o diferente e esse evento foi mais uma oportunidade para isso.”

Além dos temas tratados, destaca-se o reconhecimento da atuação da COLIRE-PB. “O convite feito à comissão demonstra mais uma vez o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido, com um grupo atuante que é lembrado e é peça fundamental na discussão desse tema no Estado.”, concluiu.

22 visualizações