Comissão de Prerrogativas se reúne com gerente geral da CEF para discutir atendimento a advogados em

O presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Allyson Fortuna, e a vice-presidente da Comissão, Larissa Bonates, se reuniram, nesta segunda-feira (29), com o gerente geral da Caixa Econômica Federal (CEF), Josinaldo Pontes Lucena, para debater o pagamento de precatórios, acima de R$ 100 mil, por parte da CEF, apenas nas agências de Campina Grande e João Pessoa.

Allyson Fortuna explicou que partes e advogados de diversas cidades do interior, a exemplo de Cajazeiras, Sousa, Guarabira, estão tendo que percorrer grandes distâncias para receber os precatórios, o que está causando grandes transtornos. “Foi pedido ao gerente à análise desse procedimento, porque é um custo muito alto. Não justifica ter que se dirigir a longas distâncias, como é o caso de Cajazeiras a Campina Grande, que tem um percurso de quase 350 km, feito em mais de quatro horas”, disse.

Outro ponto debatido foi o fato de funcionários de várias agências da Caixa, em diversas cidades do Estado, estarem exigindo a abertura de contas para receber os precatórios de qualquer .

“Isso é muito constrangedor e demorado, por isso pedimos o fim desse procedimento. Também pedimos, especificamente na agência de Guarabira, que se acabe com o agendamento com advogados do pagamento de RPVs. Quando chega perto do sexto dia útil, o advogado tem que ir a agência da cidade uma semana antes para receber o valor e em alguns casos, quando atinge o limite, não pode receber, ficando para o sétimo dia útil”, completou Allyson Fortuna.

Por fim, foi discutida a preferência dos advogados nos atendimentos durante o exercício da profissão; a uniformização dos atendimentos; e a questão das procurações, para se levantar alvarás, RPVs e precatórios, com a certidão, no verso da procuração. “O gerente disse que levará todos os pontos à superintendência da Caixa e responderá com brevidade sobre os pleitos”, declarou.