top of page

Comissão de Direito Ambiental da OAB-PB realiza visita técnica à ETA que abastece JP

A comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), em alusão ao Dia Mundial da Água, realizou, nessa quarta-feira (22), visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA) que abastece a capital.

Na oportunidade, foram analisados três pontos: Sistema Marés (20%), Sistema de captação no baixo-rio e Sistema de Tratamento de Gramame (80%).

De acordo com o presidente da Comissão, Pedro Nóbrega, foi observado o complexo sistema, e analisado toda sistemática de onde é colhida, bombeada, decantada, flocada, clorada até a disposição ao consumidor final.

“Observou-se que o sistema subterrâneo atualmente é misto, ferro e PVC, sendo este último a prioridade da CAGEPA para evitar infiltrações ou corrosões na tubulação”, destacou.

Ele ainda disse que “pelas análises químicas, a CAGEPA afirma que a água sai da Estação de Tratamento em níveis excelentes e seguros para consumo. O ponto de tubulação de ferro, que permitiriam uma contaminação indesejada, vem em constante troca, o que neutralizará as impurezas no curso até o destino final.”

Pedro Nóbrega explicou que o nível de poluição elevado dos rios encarecesse e prolonga o tempo de tratamento de água. O que versa na contramão do aspecto sustentável.

“Afinal, se tivéssemos uma eutrofização menor, haveria uma menor despesa no tratamento. O que, por consequência positiva, diminuiria o custo das faturas de água e/ou permitira a Companhia investir em outras regiões do Estado que lutam para ter segurança hídrica”, finalizou.

1 visualização
bottom of page