top of page

Comissão de Combate à Violência Homofóbica e Transfóbica participa do IX Congresso Nacional de Direi

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da Comissão de de Combate à Violência Homofóbica e Transfóbica, participou, entre os dias 25 e 27 de setembro, na sede da OAB Santa Catarina (OAB-SC), do IX Congresso Nacional de Direito LGBTI, promovido pela Seccional Catarinense.

O Congresso teve como objetivo a reafirmação do compromisso na luta pelos direitos humanos e em prol da proteção íntegra à diversidade sexual e de gênero que reside não só no Brasil, mas também em diversas partes do mundo. Na oportunidade, foram debatidos temas de extrema relevância para a comunidade LGBTQI+, como a “Omissão do Poder Legislativo na Temática LGBTI” e “Cirurgias de Readequação de Gênero por Planos de Saúde”.

A repercussão da importância do evento nos dias atuais atraiu a presença não só do presidente da comissão da Seccional paraibana, Klêrysthon Carolino, mas também de outros estados do Nordeste brasileiro, que foram representados pelos presidentes das respectivas Comissões das Seccionais da OAB de Alagoas, Bahia, Ceará e Pernambuco.

Em participação no evento, o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, exigiu de nossa sociedade uma realidade em que inexistam esconderijos ou repressões, onde não se exista mais mortes de LGBT’s, lamentando o caso da travesti Dandara dos Santos, assassinada de forma brutal na cidade de Fortaleza (CE) em 2017.

Para Klêrysthon Carolino, “a experiencia de se ver neste Congresso a forma que o ativismo LGBT está sendo executado nos vários cantos do nosso país, faz-se ter uma leitura exata de que estamos caminhando no lado certo pela garantia à dignidade e proteção integral da população LGBTQI+”. Por fim, afirmou que “é com orgulho que João Pessoa sediará a próxima edição do Congresso, em 2020”.

2 visualizações
bottom of page