Comissão da OAB-PB participa de força-tarefa de combate ao Coronavírus no aeroporto Castro Pinto

A Comissão de Direito Aeronáutico da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através de seu presidente Marcelo Galvão Serafim, e o do seu secretário geral Roberto da Silva Guerra Junior, se reuniu na manhã da última quarta-feira (05), no Aeroporto Castro Pinto, com membros da Infraero, ANVISA, Secretaria de Saúde do Estado, Secretaria de Saúde de Bayeux, Receita Federal, Polícia Federal, Companhias Aéreas, para discutir ações de combate ao Coronavírus, problema recente que tem atingido todo o mundo.

“O Coronavírus tem causado preocupação para toda a população, e uma das portas de entrada deste, seria nos aeroportos. Portanto, métodos preventivos e repressivos estão sendo tomados, e as companhias aéreas tem um papel importantíssimo nisso, visto que é a cadeia mais importante para evitar a entrada e a disseminação do vírus”, comentou Marcelo Galvão.

A ANVISA tem orientado as empresas aéreas que atuam no aeroporto para adquirirem o EPI (equipamento de proteção individual) mínimo, que seria a máscara cirúrgica e as luvas de procedimento, que são suficientes para que não tenha contato direto com supostos infectados.

Outra ação é que todo resíduo gerado a bordo da aeronave terá que sair do aeroporto para o seu destino final, com a devida orientação de como proceder para não gerar contaminação.

“No geral, os órgãos públicos e privados estão totalmente empenhados para que o Coronavírus, caso chegue em nosso Estado, ele não se propague e que pessoas atingidas por ele sejam tratadas da melhor forma possível, com as UPA´s estando com suas equipes qualificadas para isto”, disse Marcelo.

O presidente acrescentou que a Comissão de Direito Aeronáutico “irá ajudar na divulgação em suas mídias sociais, das informações que os passageiros necessitam saber na hora do embarque, trajeto e desembarque da aeronave”.