top of page

Comissão da OAB-PB participa de curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para Adoção

A Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), representada pela integrante da Comissão, Luciana Marcelino Paiva, participou, nessa quinta-feira (12), na Escola Superior da Magistratura da Paraíba (ESMA-PB), da segunda edição de 2018 do Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para Adoção, promovida pela 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa.

A palestra intitulada “Adoção Necessária: O poder da escolha”, foi ministrada para 74 pessoas presentes que estão se habilitando no processo de adoção de seis Comarcas do Estado (João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Guarabira, Ingá e Gurinhém).

O coordenador da Coinju, juiz Adhailton Lacet Porto, abriu os trabalhos e explicou que o curso tem duração de apenas um dia para oportunizar os interessados de outras Comarcas a participarem de forma plena. “Eles recebem todas as instruções e fazem atividades com a equipe multidisciplinar da Capital que, de forma competente, trabalham os aspectos psicossociais da adoção”, enfatizou o magistrado.

A preparação para pretendentes à adoção faz parte dos pré-requisitos obrigatórios previstos no artigo 50, § 3º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1990), que assim dispõe: “§ 3º A inscrição de postulantes à adoção será precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientado pela equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência”.

0 visualização
bottom of page