Comissão da OAB-PB participa de Curso de Atualização em Práticas Restaurativas nas Escolas

A Comissão de Justiça Restaurativa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), em parceria com o Ministério Público do Estado da Paraíba (MPE) e Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente e da Educação (CAOP), participou, nessa terça-feira (16), do Curso de Atualização em Práticas Restaurativas nas Escolas, no município de Esperança (PB).

O Projeto “Na Escola, com Respeito” desenvolvido pela Promotoria de Educação do MPE tem a finalidade de fomentar uma cultura de paz nas escolas públicas. Sabe-se que a escola não está isenta de conflitos e de situações de violência, por essa razão o Projeto lida com as ferramentas hábeis para a resolução/transformação dos conflitos intramuros, a saber: os círculos de construção de paz (CCP).

Representaram a Comissão e atuaram como facilitadoras e cofacilitadoras dos CCP as advogadas Tâmisa Silva, Suyane Queiroga, Janaina Barbosa, Cynthia Moreira e a psicóloga Raquel Lauritzen.

De acordo com a promotora de educação e coordenadora do projeto, Ana Raquel Beltrão, “durante o evento demonstrou-se vivencialmente as práticas restaurativas aos agentes da educação do município de Esperança”, pontuou.

Já para a presidente da Comissão, Djamere Braga, “projetos desta estirpe possuem um viés preventivo, uma vez que fornece aos agentes da educação e a comunidade a oportunidade de dialogar sobre seus dissensos de uma forma construtiva, transformativa e restaurativa.”

Além das representantes da OAB-PB e da psicóloga Raquel Lauritzen, participaram do evento a promotora da Ordem Tributária, Renata Luz; a analista ministerial, Valuce Alencar; o secretário de educação do município, Michael Lopes, o gestor da Escola Municipal Olímpia Souto, Ronyson César e a representante do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste, Anne Suellen.