Autismo, Síndrome de Down e Microcefalia serão discutidos em capacitação sobre ‘Direito e Inclusão’,

Nesta quinta-feira (9), às 17h, será iniciada a Capacitação em ‘Direito e Inclusão’, no auditório do Fórum Cível da Capital, com a promoção de palestras e debates sobre Autismo, Síndrome de Down e Microcefalia. A formação reúne magistrados, promotores, advogados, defensores públicos e operadores do Direito em geral com o objetivo de auxiliar a compreensão, de forma mais aprofundada, das questões relacionadas à saúde que costumam ser demandadas na Justiça estadual. O encontro segue na sexta-feira (10), a partir das 8h30.

A capacitação acontece por meio de parceria entre a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da Comissão Especial dos Estudos e Defesa dos Direitos dos Autistas o Tribunal de Justiça da Paraíba e Ministério Público estadual . Serão abordados temas como inclusão escolar, os motivos e resultados de tratamentos, terapias e medicamentos específicos indicados a pessoas com Autismo, Síndrome de Down e Microcefalia.

Programação

Quinta-feira, dia 09 de agosto: 17h – Credenciamento 17h30 – Abertura da mesa 18h – Palestra sobre ‘Microcefalia e Zika Vírus’, com a médica Adriana Melo, especialista em medicina fetal, que recebeu reconhecimento internacional por ser pioneira em comprovar a ligação entre a Microcefalia e as infecções pelo vírus. 18h30 – ‘Síndrome de Down: Especificidades, Aspectos Médicos e Terapêuticos’, com o médico Eduardo Borges da Fonseca, especialista em Ginecologia e Obstetrícia e diretor do Instituto Primeiro Olhar. 19h10 – Debate sobre ‘Caminhos para uma inclusão significativa’, com a pedagoga Taísa Caldas Dantas, doutora em Educação e professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba. 20h – Encerramento.

Sexta-feira, dia 10 de agosto

8h30 – Palestra sobre Autismo, com o psicólogo Felipe Lustosa Leite, presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. 9h30 – ‘Transtorno do Espectro Autista: protocolo de tratamento’, palestra da médica neuropediatra Sophie Helena Eickmann. 10h30 – Debate sobre a ‘Visão geral dos direitos dos Autistas: pontos controversos’, com o especialista e mestre em Direito, Paulo da Luz. 11h – Palestra com o tema ‘Educação e Inclusão: perspectivas para a efetivação’, ministrada por Shirley Elziane Abreu Severo, doutora em Educação e servidora do Ministério Público da Paraíba. 12h – Encerramento.

0 visualização